Jornal Sudoeste Paulista
Sudoeste Paulista

JS Paulista Detalhes1 Lourival Gomes em audiência com o prefeito Guilherme Gomes PRESÍDIO EM RIVERSUL: Guilherme Gomes participa de audiência na Secretaria de Administração Penitenciária




Região dos Presídios
PRESÍDIO EM RIVERSUL: Guilherme Gomes participa de audiência na Secretaria de Administração Penitenciária
Colaborou: Nezilda Sene - Do Jornal O Imparcial
11/02/2018 • 13:23:53
Atualizada:
11/02/2018 • 13:24:31
  • Lourival Gomes em audiência com o prefeito Guilherme Gomes
    Lourival Gomes em audiência com o prefeito Guilherme Gomes









No dia 24 de janeiro, o prefeito de Riversul Guilherme Gomes participou de audiência com o Secretário de Administração Penitenciária, Lourival Gomes. De acordo com Guilherme, o objetivo da audiência foi de protocolar ofícios que agilizem a implantação da unidade prisional no município.

O Secretário informou ao prefeito de Riversul, que de início será construído uma penitenciária masculina, e que está previsto para ser licitada a obra até março de 2018. “Estamos na luta para que as obras dessa unidade prisional comecem logo, precisamos gerar rendas para nossa população. Com as obras em construção teríamos empregos para muita gente”, disse o prefeito ansioso para que a secretaria agilize o início das obras.

Em maio de 2013, a Prefeitura de Riversul, gestão do então prefeito Vicente Garcia, pediu, oficialmente, ao governo do Estado a construção de um presídio no município, que conta com 6.165 habitantes, tem a economia baseada na agricultura, mas a mecanização das lavouras deixou um grande contingente de desempregados.

No dia 21 de fevereiro de 2014 foi publicado no Diário Oficial um Decreto assinado pelo governador Geraldo Alckmin que o município de Riversul teria dois Centros de Detenção Provisória.

Em parte o decreto dizia que: Ficam declarados de utilidade pública, para fins de desapropriação pela Fazenda do Estado, por via amigável ou judicial, bens imóveis necessários à edificação de duas unidades prisionais ou de outros serviços públicos situados no município de Riversul.

O local onde será construída a unidade fica há 13 km da cidade. De acordo com o decreto, a desapropriação é na Vicinal Bairro dos Froes, cerca de 750 m do km 13 da Estrada Riversul, Bairro Barra Alegre, com área total de 166.666,02 m2 (cento e sessenta e seis mil, seiscentos e sessenta e seis metros quadrados e dois decímetros quadrados).

Em fevereiro de 2015, foi publicada a Licença de Cetesb, onde dizia: “A Secretaria da Administração Penitenciária - SAP torna público que recebeu da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB a Licença Ambiental Prévia nº 2416, de 29/01/2015, para as Unidades Prisionais do Município de Riversul, com validade de 5 anos, a contar da data de sua emissão."








Sudoeste Paulista
Nossa Missão é Integrar a Região • ©